Durante os quatro anos de graduação em Ciências Biológicas (UNISUL), as autoras sempre se preocuparam com o direcionamento da educação nosdias atuais. As aulas estão ficando cada vez mais técnicas e oprofessor mais distante. As apostilas e o vestibular restringem otempo das aulas a ponto dos professores deixarem de aplicar atividadeslúdicas como introdução ou complementação dos conteúdos. Até a falta de tempo dos profissionais interfere negativamente na didática. É com esse intuito que as autoras, Ana Beatriz e Suelen, desenvolveram o projeto "Brincando na Escola, Aprendendo para a Vida".
Além de provar com vários artigos científicos que o lúdico é ferramenta essencial nodia a dia das escolas (ensino fundamental e médio), as autoras utilizaram de toda a sua criatividade e do vasto material didáticoencontrado em livros, revistas, internet, para produzir vinte e dois planos de aula que abrangem várias disciplinas e conteúdos de 1ª a 8ªsérie (séries as quais os professores demonstram grande dificuldade). Esse tipo de metodologia oferece uma série de vantagens: contribuipara o desenvolvimento cognitivo e conceitual, exterioriza o que o aluno pensa da realidade e proporciona uma aprendizagem prazerosa embusca do conhecimento. Outro ponto muito importante nesta obra é o fato de aplicar a grandeparte das técnicas recursos mínimos, graças à vasta reciclagem e usode sucatas. Por serem biólogas, as autoras estão sempre preocupadas com futuro ecológico da nossa região e conseqüentemente do mundo. Desde pequenas as crianças já devem aprender os princípios básicos da reciclagem, extrapolando a reciclagem de papel e separação do lixo. Neste projeto podem ser encontradas diversas técnicas que inserem diretae indiretamente a reutilização de materiais para se ministrar e/ouauxiliar as aulas de 1ª a 8ª série do ensino fundamental. Cada plano de aula apresenta dados completos com os seguintes itens: nome do plano; séries destinadas; abrangência de disciplinas; objetivos; materiais (normalmente reciclados ou de fácil e baratoacesso); procedimento; sugestões e fonte.
0 comentários:
Postar um comentário